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ECOLOGIA CON SENTIDO
ECOLOGIA PROFUNDA

Deep Ecology in Re Creation Presencing:

“Parts are the presencing of the Whole" ...the Totality shows itself in its becoming…

John Keith Wood

 

Abstract

            Art, in our times, has yet to reach its full potential. While science can lead us towards truth, only imagination can give us meaning.

More than by arguments, the experience of beauty can facilitate in us the integration of opposing concepts or different things, which would be impossible for our linear thinking to grasp. Through all forms of art, it would be possible to nourish our collective imagination,

to allow us to dream a better world for all.

            The experience of beauty augments our biophilia, the inherent love and awe towards the greatness and wonder of Creation, helping us on the important task of reconnecting with the sacredness of nature. Perhaps then, we could treat her with the respect and reverence that she deserves, and we could align with all the beings in the same rhythm of the universe.

Introdução

Minha busca de respostas para as questões eternas da existência não foi saciada pelo estudo de Filosofia Pura e nem pela prática da Arte, mas pelo profundo encontro amoroso de almas que proporcionou a integração do pensar, do sentir e do sonhar visionário que alimenta o futuro.

O trabalho realizado nos últimos 36 anos, morando numa fazenda que, a partir de 2000 se tornou uma RPPN, Reserva Particular do Patrimônio Natural, escolhi cultivar um pensar sistêmico, uma estética ecológica afinada com o ambiente e mãos gentis para viver e expressar o mundo, coloridas por amor e cuidadosas com a Casa/Terra.

Meu percurso reúne narrativas que dão forma e significado às eternas questões: Quem? Com quem? Como? Por que? Por meio de histórias usando as metáforas Casa, Praça, Oficina e Templo para entender e expressar as conexões entre as quatro dimensões da nossa existência: pessoal, social, professional/ambiental, espiritual. Compreensão Holística talvez expresse melhor o entendimento que inclui experiência, registro, reflexão e expressão onde ambos, observador e observado, configuram a ocasião ... e a possível transformação!

 

Bookart foi o campo que escolhi para me expressar e à minha visão de mundo: forma e conteúdo se desenvolvem juntos, um reforçando o outro; artista e leitor são parte do ato; cada leitura/conversa se torna uma cerimônia apropriada para o momento, percebida pelos sentidos; a escala íntima dos livros permite o ritmo individual e a leitura interna.

 

Declamação Visual de livros-de-mudanças e leques multifacetados foi a maneira que encontrei para cativar o cérebro não linear e facilitar o refinamento da percepção por meio da surpresa e da beleza, ajudando-nos a descobrir um sentido mais profundo a fim de elevar nosso sonho e, como grupo, expressar uma visão para o mundo presente que possa nos impulsionar a fazer a coisa certa.

Por meio de livros mágicos e leques de possibilidades, contando e reeditando a história deste momento, com economia de palavras, mas grande ousadia no sonho e uma delicada tecnologia “feita a mão” ...  nos sentamos em círculo para juntos reinventarmos nosso futuro.

 

Encontros de Re Criação com suporte da arte e a cerimônia do ritual, cultivando beleza e significado para nutrir nosso objetivo comum: falar, ouvir e tecer o destino da espécie.

Um espaço criado para deleite, transformação e expressão usando mãos, mente e cor ação para facilitar o pensar, o fazer e o ser. Um espaço que permita o silêncio para deixar aparecer a voz sutil do tutor interior e reserve tempo para conversas em círculo ao redor de um centro vazio, o lugar sagrado onde todas as visões podem se encontrar. Assim, podemos nos unir com aqueles de visão semelhante para gerar uma sabedoria que talvez possa ser conseguida apenas em conjunto ao nos alinharmos com o ritmo, escala e direção do universo.

Kenny Auzubel, cofundador dos Bioneers, says: “Quando nos reunimos como companheiros, para contar nossas histórias, inventar lendas e novas canções da Terra, nos tornamos parte da contínua Re Criação do mundo, um lugar que tanto já existe quanto está sendo criado.” (Auzubel)

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Discussão

O termo “ecologia profunda” foi cunhado em 1973, pelo filósofo norueguês Arne Naess, para distingui-lo do que chamou ecologia rasa, antropocêntrica, ou seja, centrada no ser humano, que estaria acima ou fora da Natureza e é visto como a fonte de todos os valores, atribuindo à Natureza apenas um valor instrumental. A ecologia profunda, ecocêntrica é a nossa relação ética com a natureza e não separa seres humanos, ou qualquer outra coisa, do meio ambiente natural. O mundo não é dos humanos e a natureza tem valor intrínseco, independente de seu valor de uso pelo ser humano. Caracteriza-se por não apresentar centralização, hierarquia, apropriação ou poluição. Com foco na raiz dos problemas ambientais, defende os direitos de toda a comunidade biótica e propõe que todos os seres sejam igualmente respeitados.

Fritjof Capra, renomado cientista, teórico de sistemas, explorador das ramificações filosóficas e sociais da ciência contemporânea, nos ilumina: “Porque os sistemas vivos não são lineares e sim enraizados em padrões de relacionamentos, compreender os princípios da ecologia requer um novo modo de olhar o mundo e de pensar – em termos de conexão, relacionamentos e contexto – este conhecimento sistêmico envolve várias mudanças de percepção: das partes para o todo; de objetos para relacionamentos; do conhecimento objetivo para o contextual … Visto que explicar as coisas em termos de seus contextos significa explicá-las em termos de seus ambientes, todo pensar sistêmico é um pensamento ambiental: da quantidade para a qualidade, da estrutura para o processo, do conteúdo para os padrões. Porque o estudo de padrões requer visualização e mapeamento, sempre que o estudo de padrões se mostrou prioritário, artistas contribuíram significativamente para o avanço da ciência.” (Capra)

Em minha visão, significa também nossa relação estética, afetiva, aventureira e pessoal com o mundo natural e, por isso, cada voz é pertinente para o entendimento da imensa complexidade de tudo, afetando todos ao mesmo tempo ... nossas verdades serão sempre arranjos do momento, envolvendo cada um, a comunidade e todos os seres: vegetais, minerais e animais que nos rodeiam e afetam ... este lugar!

Rene Dubos, que merece o título antigo de Filósofo Natural, como humanista científicamente treinado, disse: “Se as pessoas viverem em um lugar por longo tempo, a qualidade do lugar entra na substância de suas vidas.” (Dubos)

Deep Ecology is about relations, connections, interbeing so this art tries to expresse some of those relations in visual forms.

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O Templo é a dimensão do mistério, onde a parte procura acessar a totalidade. Sua chave se apoia na vontade forjada pela intenção disciplinada; é polida pela coragem de acreditar sem garantias:

a harmonia indica o caminho certo.

A Praça é onde desenvolvemos as nossas relações,

as nossas trocas familiares, de aprendizagem, de produção, de comércio, de governo. A sua chave se apoia na confiança forjada na amizade e polida

pela alegria entre "com pão nheiros".

A Oficina é a dimensão do nosso fazer, é como resolvemos nossa  presença no mundo. Sua chave se apoia na compreensão daquilo que estamos fazendo ou transformando e é polida na rotina

em busca de beleza e significado.

Na Casa desenvolvemos nossa identidade, nossas personas internas. Sua chave se apoia na reflexão, no auto conhecimento para revelar nossos personagens, nossa dimensão mais pessoal. Se forja na segurança

e no conforto e é polida pelo amor.

          In my vision it also means our aesthetic, emotional, adventurous and personal relation with the natural world, meaning that every voice is pertinent to understand the immense complexity of everything affecting everything at the same time … our truths will always be a moment’s arrangement involving each one, the community and all beings: mineral, vegetal, animal around us and affecting … this place!

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Dia 3 de janeiro de 2021 este lugar foi abençoado por este arco-íris belíssimo, completo e em alguns lugares duplo;  senti como uma confirmação ...pareceu abrir-se um imenso portal de alegria, paz, poesia ...e imensa gratidão!

 Because Deep Ecology it about relations,connections, interbeing, it must have a chapter on BEAUTY, due to its relational qualities.

Beleza

“O mito que vê a competição como a característica instintiva da vida é somente a metade do que Charles Darwin disse sobre a origem das espécies. A outra metade é o instinto estético, uma percepção preferida, um instinto para o Belo … o gosto pela beleza é tão distinto quanto a necessidade de sobreviver.” Michelle Brenner

O senso estético não pode ser ensinado, podendo apenas ser refinado em decorrência do contato com o belo, compartilhando-o com aqueles que já desenvolveram o gosto. Nosso alinhamento com a natureza será tão mais sutil e delicado quanto melhor pudermos apreender a beleza própria do local, para alcançarmos escala e ritmo que venham favorecer a harmonia e a vida.

Para reforçar a importância da beleza, compartilho palavras iluminadas de importantes pensadores:

Brian Goodwin, biólogo, filósofo e escritor, nos diz: “Quantidades nos revelam as propriedades das partes; qualidades nos revelam as propriedades do todo. Elas não podem ser separadas do estudo da Natureza sem perder algo essencial. Ao eliminar qualidades tais como beleza, autenticidade, felicidade e amor do estudo da natureza e da nossa relação com ela, criamos uma disciplina muito útil para a tecnologia, controle e previsão, mas extremamente perniciosa quando se trata de estimar a condição dos “todos complexos” tais como: ecossistemas, economias, sociedades e seus relacionamentos.  Precisamos de uma ciência das qualidades e das quantidades, para estudar tanto o todo como as partes e sua interdependência. Isso é a Ciência Holística.” (Goodwin)

            David Orr, mestre do Design Ecológico, diz: “Somos movidos a agir mais frequentemente e mais profundamente pela experiência da beleza em todas suas formas, do que por argumentos intelectuais, apelos abstratos ao dever, ou mesmo por medo.” (Orr)

Compartilho com Gregory Bateson a crença de que existe uma conexão entre nossa percepção da beleza e nosso entendimento do sagrado … “Arte e Ciência não podem existir senão em particularidades minuciosamente organizadas” ... Como ele, eu também acredito na conexão entre nossa percepção da beleza e nosso entendimento do sagrado. “Todos possuímos um senso inato pelo qual podemos reconhecer um ecossistema saudável quando o encontramos; seja flor, árvore, animal, floresta, praia ou oceano. O que reconhecemos em cada instância são beleza, e inteireza, marca de um organismo saudável, ou de um conjunto de relações harmônicas entre organismos.” (Bateson)

            “Negligenciar a beleza significa negligenciar a Deusa, que então terá que infiltrar-se em departamentos como assédio sexual, em laboratórios como experimentos de “pesquisa” com sexo e gênero, e em consultórios como transferências sedutoras, enquanto isso a psicologia, sem a beleza, se torna vítima de sua própria censura, toda paixão gasta em batalhar por publicações e posição ... uma teoria sobre a vida deve ter como base a beleza, caso queira explicar a beleza que a vida procura … sem beleza sobra pouco divertimento e, menos ainda,  humor”. (Hillman)

Satish Kumar tem me inspirado periodicamente por meio da revista Ressurgence: “Beleza é uma relação conceitual … a verdade por si só não é suficiente, tem que fazer o bem e assim nasce a beleza … ritmo, equilíbrio proporção … Artesania é nada menos do que oração na prática ... para desenvolver um entendimento mais profundo da beleza como um sistema dinâmico de relações e de sustentabilidade devido às suas qualidades de equilíbrio, harmonia, proporção e sinergia, que constituem a beleza em todas as suas faces como experiência, estado e processo … a verdade necessita  uma mente inclusiva, a bondade de um coração gentil e a beleza de mãos habilidosas”. (Kumar)

Satish Kumar confirmou minha crença na importância de fazer com as mãos e do longo tempo necessário para a matéria transformar o fazedor. O silêncio durante o trabalho com as mãos é um momento-alma precioso, quando nossas mãos podem ser mais sábias que nossas mentes, deixando aparecer o que queria emergir. Assim, talvez possamos deixar histórias inspiradoras deste momento civilizatório, como os moradores das cavernas deixaram para nós, 30.000 anos atrás.

Em minhas inúmeras apresentações, pude notar que as conversas e trocas promovidas por uma experiência comum de beleza e significado, são altamente estimulantes e harmonizadoras. Nesses momentos, acontecem emoção compartilhada e entendimento mútuo que aumentam a autoestima pela gentil comparação com outras visões, permitindo a confirmação de minha individualidade ao apreciar igualdades e diferenças entre as pessoas.

            De acordo com Johann Wolfgang von Goethe, “Por meio da percepção intuitiva da natureza, eternamente criadora, nos tornamos merecedores de participar espiritualmente dos seus processos criativos.” (Goethe)

Finalizo com palavras do mestre Sufi, Jalaluddin Rumi, que chegaram a mim por intermédio de Idries Shah e me guiaram ao longo do caminho: “A ciência é aprendida por meio das palavras, a arte pela prática e o desapego pelo companheirismo.” (Shah)

            A maneira pela qual entretecemos nossas dimensões cognitiva, afetiva, espiritual, ética e estética, certamente se tornará nossa “Grande Obra”.  Por meio da arte, em todas suas formas, seremos capazes de enriquecer o imaginário coletivo, aprendendo outras formas de entender o mundo que venham aumentar nossa percepção. Por meio do ritual, seremos capazes de fortificar nossa vontade para intensificar nossa ação conjunta.

 

Minha paixão é perambular pelas fronteiras, arte/ciência, rural/urbano;

trabalho/fruição; estudo/experiência; racional/simbólico; disciplina/desejo ...

deixar meus sonhos serem polinizados por amigos do mesmo caminho;

com intenção de deixar pistas e sementes para celebrar companheirismo e design ...

coragem para investigar e expressar o todo e o self,

em palavras, vestimentas, atitudes, paisagens, edifícios

...me envolver com reverência e brincadeira ... mãos, mente e coração,

oferecer meu melhor e um esforço extra pelo Belo

 

 

 

O Todo é aparente apenas no seu vir-a-ser!

 

 

Lucila Machado Assumpção

RPPN Estância Jatobá 2019/2022

Bibliography

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Periodicals

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 Resurgence: At the Heart of Earth, Art and Spirit. Ford House, Devon, UK, since 2006. 

I dare use the ancestral feathers of courage and honor, and look in the mirror …I present my habitat in color and action …

my thesis of Beauty cum scientia …Dream cum sequentia…Purpose cum sensus … my story of stage and pilgrimage

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PRANCHETA MÍTICA

Minha paixão é perambular pelas fronteiras: arte/ciência, rural/urbano; humanidade /natureza; racional/emocional; lógico/simbólico; disciplina/desejo;  deixar meus sonhos serem polinizados por amigos do mesmo caminho; com intenção de deixar pistas e sementes para celebrar companheirismo  e design; coragem para investigar e expressar o Todo e o Self, em palavras, vestimentas, atitudes,  paisagens, edifícios ... me envolver com reverência e brincadeira, com mãos, mente e coração...

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